Como Anthony Bourdain e uma série esquecida com Bradley Cooper prepararam o caminho para O Urso

Como Anthony Bourdain e uma série esquecida com Bradley Cooper prepararam o caminho para O Urso

O chef foi inspiração para série estrelada por Bradley Cooper, mas que não fez sucesso

Mariana Uchôa
23 de agosto de 2023 - 4 min leitura
Notícias

O Urso (The Bear) conta a história de um jovem chef que vive uma vida dupla dentro da rotina de uma cozinha entrelaçada ao seu ciclo familiar. A nova temporada, que chegou ao Star+ hoje, e se provou um sucesso quase unânime para quem tem assistido à saga de Carmy(Jeremy Allen White) desde o começo, seja no Brasil ou no exterior. O encanto das pessoas por essa história, porém, não é algo inédito. Para alguns, ela lembra muito um outro nome clássico da cultura pop envolvido com a cozinha: Anthony Bourdain.

Bourdain foi um chef, escritor e apresentador de televisão norte-americano que ganhou fama nos anos 2000 principalmente por seu livro Kitchen Confidential: Adventures in the Culinary Underbelly. O livro foi um sucesso por mostrar, por meio do humor ácido do chef, a realidade de uma cozinha.

5132-Wab-NVL-AC-UF1000-1000-QL80

Depois disso, Bourdain também apresentou o premiadíssimo programa de aventuras culturais e culinárias chamado No Reservations, no Travel Channel. Falecido tragicamente em 2018, Bourdain foi fonte de inspiração para uma série que lembra muito O Urso e tem o mesmo título do livro que o levou ao estrelato: Kitchen Confidential. Protagonizada por ninguém menos que Bradley Cooper, a história gira em torno de um restaurante chique no centro de Nova York liderado por um carismático e confuso chef chamado Jack Bourdain (sacou?).

A série se assemelha ao que vemos hoje em O Urso, por contar a história por meio da mente barulhenta mas focada do chef responsável pela rotina de uma cozinha de um restaurante disputado de uma grande cidade. Além disso, a série mostra como o dia a dia de uma cozinha é estressante, exige responsabilidade e organização extrema de uma equipe que deve estar em sintonia, mas onde cada um dos integrantes tem desafios pessoais que podem interferir tanto positivamente como negativamente no sucesso do restaurante.

O que o produtor David Hemingson não esperava era que a série fosse considerada um fracasso. Dos 13 episódios da primeira temporada, apenas quatro foram ao ar antes da produção ser cancelada pela Fox no mesmo ano do lançamento. Hoje, indisponível em streaming, ela só pode ser assistida por quem comprar o raro DVD abaixo. Cooper, talvez frustrado por não ter continuado Kitchen Confidential, voltou à ideia de ser um chef no filme Pegando Fogo, em 2015.

Esse é o caminho oposto de O Urso, que não esconde a inspiração em Bourdain (basta olhar para as tatuagens) e na forma fraterna e encantadora com a qual lida com cozinha, cultura e comida. Na segunda temporada, uma grande renovação acontece no restaurante dos Berzatto e lá, na parede prestes a ser derrubada, vemos uma foto de Anthony. Se Bourdain não ganhou sua própria série de ficção é possível ao menos dizer que o espírito de inquietude e genialidade ele vive em Carmy e no estupendo elenco de O Urso.

MV5-BNTIy-MDM0-ODI5-OV5-BMl5-Ban-Bn-Xk-Ft-ZTcw-NTg2-Mj-U0-MQ-V1-FMjpg-UX1000

Porém, até conhecermos O Urso, não havia uma série que refletisse todo esse universo de uma forma dramática, e muitas vezes cômica, mas muito reais, que atingisse tantas pessoas de forma positiva como tem sido a criação de Christopher Storer, protagonizada por Jeremy Allen White.

o-urso
star-plus
christopher-storer
jeremy-allen-white
anthony-bourdain
chippu-originals

Você pode gostar

titlePrime Video

The Boys: Extremismo político, fake news e paternidade marcam primeiros episódios

Temporada começa com ritmo acelerado, novas tramas e personagens interessantes

Alexandre Almeida
13 de junho de 2024 - 16 min leitura
titleDisney

D23 Brasil: Ingressos, datas e tudo sobre o evento oficial da Disney

Veja todas as informações disponíveis sobre a D23 Brasil

Matheus Rodrigues
13 de junho de 2024 - 4 min leitura
titlePrime Video

Resumo The Boys e Gen V: O que você precisa saber antes da 4ª temporada

A 4ª temporada de The Boys estreia nesta quinta-feira, 13, no Prime Video

Bruna Nobrega
12 de junho de 2024 - 11 min leitura
titleCríticas

Divertida Mente 2 repete a sensibilidade emocional do original com uma dose de Ansiedade

Menos criativa mas igualmente perspicaz, continuação traz novas emoções para a mente de Riley

Guilherme Jacobs
12 de junho de 2024 - 8 min leitura