
FIlme da Netflix previu apagão cibernético global?
Situação vivida pelos sistemas de comunicação e bancário no mundo todo se assemelha ao de O Mundo Depois de Nós

Notícias
A sexta-feira (19) foi de caos em vários lugares do mundo após uma pane global em diversos sistemas de comunicação e bancário. Nos EUA, mais de 1.400 voos foram cancelados e outros 4.000 atrasados. A internet, é claro, não perdoou e começou a comparar o apagão cibernético com o filme O Mundo Depois de Nós, lançado em 2023, pela Netflix.
Na história, uma família aluga uma casa de luxo para passar um dias tranquilos e longe da cidade, quando um ciberataque paralisa o país e eles ficam presos no local, junto com dois estranhos. O filme conta com Julia Roberts, Ethan Hawke e Mahershala Ali no elenco e foi sucesso no streaming, figurando no Top 1 de vários países.
A grande pergunta é: O Mundo Depois de Nós previu o apagão desta sexta?
O que ocasionou o apagão da CrowdStrike?
A pane nos sistemas de comunicação e bancário foi ocasionada após uma falha global na empresa de segurança cibernética CrowdStrike. De acordo com o G1, a CrowdStrike é uma empresa que fornece serviços de cibersegurança para algumas das maiores empresas do mundo com o objetivo de encontrar falhas em sistemas digitais e evitar ataques de hackers. De acordo com a publicação, informações iniciais dão conta de que o apagão começou em sistemas da empresa que utilizam o sistema operacional Windows, da Microsoft.
A Microsoft informou que o problema se originou em uma atualização de softwares de terceiros.
Quem foi afetado pelo apagão cibernético?
O mundo inteiro sofreu com as consequências da pane de segurança da CrowdStrike, incluindo aeroportos e bancos brasileiros, que enfrentaram dificuldades em seus sistemas e aplicativos.
Mais de 1.400 voos foram cancelados nos EUA e grandes empresas de aviação, como a Delta e a United Airlines, tiveram que parar suas operações. O mesmo ocorreu em companhias aéreas da Alemanha e outros países da Europa, Índia, Singapura e Hong Kong. Bancos na África do Sul e Nova Zelândia também sofreram com a pane e grandes emissoras de TV da Austrália e Reino Unido tiveram sua programação tirada do ar.
O Comitê Olímpico também enfrentou problemas na área de TI da organização das Olimpíadas Paris 2024.
O Mundo Depois de Nós previu o apagão cibernético?
Embora as consequências sejam parecidas, com aplicativos falhando, TVs ficando fora do ar e pane em aeroportos, a grande diferença é que em O Mundo Depois de Nós, tudo faz parte de um plano de ataque contra os EUA.
Os ataques cibernéticos derrubam a internet, satélites e linhas telefônicas, além de hackear computadores de carros com piloto automático como Teslas para bloquearem avenidas e de navios para encalhá-los. Depois, drones divulgando panfletos de "grupos terroristas" em diversos idiomas confundem os americanos, assim como notificações estranhas nos celulares. Por fim, conflitos armados começam pelos EUA.
Nunca é revelado quem, ou o que, está por trás. Uma pista parece surgir quando um personagem menciona que toda a delegação russa em Washington foi embora dos EUA alguns dias antes, mas isso pode ser apenas um ato de autopreservação. Se há alguma nação, organização ou outra coisa (Inteligência artificial? Aliens?) por trás, o filme não nos diz.
netflix
microsoft
o-mundo-depois-de-nos
julia-roberts
apagao-cibernetico
crowdstrike
Você pode gostar
Joe Manganiello compara Luffy e Crocodile em One Piece: "Parecidos"
Para o ator, Luffy e Crocodile não são tão diferentes assim

Yellowjackets | 3ª temporada ganha novas imagens oficiais; veja
Série é exibida no Brasil no Paramount+ e na Netflix

Larissa: O Outro Lado de Anitta | Documentário Netflix ganha novo trailer e data
Produção chega ao streaming em março deste ano

Dirigir Para Viver | 7ª temporada ganha data de estreia
Novos episódios chegam à Netflix em março
