
Alain Delon, astro francês de Le Samourai, morre aos 88 anos
Ator havia sofrido um derrame em 2019 e desde então estava sob cuidados

Notícias
O mundo do cinema perdeu no último domingo mais um de seus grandes astros, Alain Delon. O ator francês tinha 88 anos e de acordo com um comunicado dos familiares, "faleceu pacificamente em sua casa em Douchy, cercado por seus três filhos e sua família.” Delon havia sofrido um AVC em 2019 e desde então estava sob cuidados em uma casa de repouso.
Um dos maiores galãs que o cinema já viu, o astro francês recebeu homangens de Antonio Banderas, Brigitte Bardot e do presidente da França, Emmanuel Macron, que o descreveu como “melancólico, popular, reservado,” e disse que “ele era mais do que uma estrela: um monumento francês.”
Delon e o diretor Jean-Pierre Melville criaram um dos personagens mais marcantes do cinema em Le Samourai, no qual o ator interpretou Jef Costello, um assassino de aluguel, que sempre ajustava o chapéu para que ficasse perfeito. Galã, Delon foi comparado com James Dean ao interpretar Costello.
Ainda com Melville, Delon fez Expresso para Bordeaux, em 1972. Outros papéis de destaque foram em O Sol por Testemunha, de René Clement, Rocco e Seus Irmãos e O Leopardo, de Luchino Visconti, além de O Eclipse, de Michelangelo Antonioni e Dois Homens contra a Cidade, de Jose Giovanni.
A versão de Zorro, feita por Alain Delon em 1975, ajudou a popularizar sua imagem fora da Europa, alcançando a América do Sul, Japão e da fechada China comunista durante a Revolução Cultural, onde o filme foi um dos poucos ocidentais a estrear nos cinemas.
Delon também se envolveu em polêmicas no final de sua vida com comentários públicos sobre a adoção de crianças por pais do mesmo sexo e sua afinidade com políticos de extrema direita.
alain-delon
le-samourai
Você pode gostar
Alain Delon, astro francês de Le Samourai, morre aos 88 anos
Ator havia sofrido um derrame em 2019 e desde então estava sob cuidados
