Ahsoka: Quais episódios de Star Wars: The Clone Wars e Star Wars Rebels você deve assistir para conhecê-la
Ahsoka Tano está finalmente ganhando sua própria série, mas sua história começou nas animações
Notícias
A melhor personagem de Star Wars está prestes a, finalmente, ganhar sua própria série. Sim, estou falando de Ahsoka. A criação de Dave Filoni e George Lucas para as animações da galáxia muito, muito distante é provavelmente a figura mais bem desenvolvida de toda a franquia, passando por múltiplos desenhos, pelo menos um filme, e agora diversos seriados live-action até enfim ganhar o holofote.
Vimos Ahsoka Tano, primeiro primeiro dublada pela excelente Ashley Eckstein e agora interpretada por Rosario Dawson mudar, crescer, cair, virar uma Jedi, deixar os Jedi e, talvez, voltar aos Jedi? Luke Skywalker sempre será o favorito, Darth Vader é o mais icônico, mas ninguém foi trabalhado, em quantidade e qualidade, como Ahsoka foi, em particular por Filoni, que agora comandará sua série.
É tanta história, que pode ser intimidador começar. Fãs mais casuais de Star Wars podem ter tido o primeiro gostinho de Ahsoka quando a viram em The Mandalorian, apesar de estar confiante na capacidade de Filoni de deixar a série da personagem acessível, está claro que ele pretende continuar linhas plantadas nas animações Star Wars: The Clone Wars e Star Wars Rebels. Assim, quem conhece Ahsoka apenas por Mandalorian, e Boba Fett, pode ficar um pouco perdido.
Se é o seu caso, você veio para o lugar certo. Aqui, vamos resumir tudo que você precisa saber sobre Ahsoka antes de assistir à série da aprendiz de Anakin Skywalker (tá aí um fato importante!) através dos principais episódios de Star Wars: The Clone Wars, Star Wars Rebels e The Mandalorian (e mais) centrados nela.
Aviso: Se quiser evitar spoilers, leia apenas os títulos e numerações dos episódios e vá assistir. Em cada parágrafo, damos uma sinopse que resume a história de Ahsoka até aquele ponto.
O que assistir para conhecer Ahsoka: Filme de Clone Wars
Para muitos o pior filme de Star Wars (uma afirmação de peso considerando, você sabe, o Episódio IX), o filme de Clone Wars combina os três primeiros episódios da série animada para, entre outras coisas, nos apresentar a Ahsoka. Está longe de ser a introdução ideal. A animação era muito rudimentar e o andar da história não chega perto do que viria depois, mas se quiser ver a chegada de Ahsoka, como ela conheceu seu mestre e professor Anakin Skywalker, então este é o seu ponto de partida. Olhe pelo lado bom: daqui pra frente, só melhora.
O que assistir para conhecer Ahsoka: Star Wars: The Clone Wars
Com o passar dos anos, Star Wars: The Clone Wars ganhou mais e mais fãs. Com razão: a antologia animada melhorou a cada temporada, eventualmente culminando no que pode muito bem ser a melhor história que Star Wars já contou (chegaremos lá). Trabalhando em arcos de episódios fechados, a série passava de personagem para personagem, planeta para planeta, e gênero para gênero.
As primeiras temporadas têm uma ordem mais confusa, e pode ser fácil se perder. Por isso, vamos listar abaixo quais arcos de Ahsoka você deveria assistir para conhecê-la melhor. Como estamos falando de um formato de antologia, você pode assisti-los sozinhos e vai pegar a ideia geral. Mas fica a dica: veja The Clone Wars.
"Tempestade Sobre Ryloth" (Temporada 1, Episódio 19)
Ainda uma Padawan, Ahsoka recebe a oportunidade de liderar um esquadrão em batalha e precisa aprender duras lições. O episódio não passa pano para os herros da heroína, e algumas de suas decisões erradas trazem um alto custo. Aqui, temos um curso intensivo que a força a melhorar em tempo real.
"Retorno a Geonosis" (Temporada 2, Episódios 5 a 8)
Poucos arcos mostram tão bem a dinâmica entre Anakin e Ahsoka como dupla, amigos e mestre & aprendiz. Ao lado de outros Jedi, eles retornam a Geonosis para algumas das maiores batalhas da série animada, e ao colocar outra Padawan junto de Ahsoka, o arco também ajuda a desenvolver a personalidade da personagem.
"Sabre de Luz Perdido" (Temporada 2, Episódio 11)
Com a divertida premissa de mostrar Ahsoka buscando por seu Sabre de Luz antes de Anakin descobrir que ela cometeu esse vacilo (um vacilo que, sejamos honestos, ele sempre cometeu), esse episódio une a protagonista à Mestre Jedi Tera Sinube numa história de aprendizado e crescimento.
"Padawan Perdida / "Caçada Wookie" (Temporada 3, Episódios 21 e 22)
Essa dobradinha na reta final da terceira temporada é a grande prova do crescimento de Ahsoka até aqui. Mais uma vez em posição de liderança, mas isolada de Anakin, ela precisa se esforçar ao máximo para vencer. Neste arco, também vemos Ahsoka envelhecendo e ganhando um novo figurino. É a representação do passar dos anos, e do seu amadurecimento.
"Onderon" (Temporada 5, Episódios 2 a 5)
Uma das frases mais famosas de Ahsoka foi quando ela disse "eu não sou Jedi." Aqui, as sementes para isso são plantadas. Ahsoka começa a questionar se os caminhos da Ordem Jedi são, de fato, os melhores para a galáxia. Este arco apresenta narrativas e personagens com grandes papéis na saga Star Wars, e um deles é a dúvida no coração de Ahsoka.
"A Jedi Errada" (Temporada 5, Episódios 17 a 20)
Talvez a mais importante história de Ahsoka em Clone Wars. Quando o templo Jedi é bombardeado, Ahsoka se torna suspeita de ser a culpada e descobre verdades tristíssimas sobre pessoas que ela tratava como amigas. Com seu coração partido (e o nosso também), ela decide virar as costas para os Jedi e toma seu próprio caminho. Este arco é brutal, e importantíssimo.
"O Cerco de Mandalore" (Temporada 7, Episódios 9 a 12)
Este arco também faz parte da narrativa a longo prazo de Mandalore em Clone Wars. Felizmente, temos um guia que trata disso aqui. Na disputa por melhor história em toda a franquia Star Wars, os últimos episódios da série animada colocam Ahsoka na missão de derrotar Darth Maul e libertar Mandalore. De quebra, a Ordem 66 acontece em paralelo, e vemos como ela lida com o momento mais sombrio dos Jedi.
O que assistir para conhecer Ahsoka: Star Wars Rebels
Diferente de The Clone Wars, Star Wars Rebels tem uma única e longa história desenvolvida ao longo de quatro temporadas, e Ahsoka não é a protagonista. Avançamos anos no tempo para o período logo antes do Episódio IV: Uma Nova Esperança. O Império domina a galáxia. Anakin virou Darth Vader. Luke ainda é criança. Nosso foco é na célula rebelde Specter, formada por Hera Syndulla, Kanan Jarrus, Sabine Wren, Zeb Orrelios e Ezra Bridger.
Pelo menos três destes (Hera, Sabine e Ezra) estarão de volta em Ahsoka, e como via de regra, a nova série será uma continuação direta desta animação. A nossa recomendação, então, é assistir a tudo de Star Wars Rebels. Se, porém, você quiser um guia geral dos episódios mais importantes de Ahsoka, é só ver a lista abaixo.
"Tiroteio pela Galáxia" (Temporada 1, Episódio 15)
Ahsoka é revelada como parte de Rebels no finale da primeira temporada, quando é responsável por apresentar a célula rebelde Specter à rebelião maior. Ela é a ponte entre o que, até então, eram aventuras mais isoladas do grupo com a organização maior da luta contra o Império.
"O Cerco de Lothal" (Temporada 2, Episódios 1 e 2)
A segunda temporada de Rebels imediatamente aumenta os riscos da história ao introduzir o próprio Darth Vader como um vilão recorrente. Nesta dupla de episódios, Ahsoka faz a horripilante descoberta que o Sith é, na verdade, seu antigo mestre e caro amigo Anakin Skywalker.
"O Futuro da Força" (Temporada 2, Episódio 10)
Há um forte argumento a se fazer que Ahsoka é a usuária da Força mais talentosa em Star Wars. Ela foi treinada por Anakin, e teve anos de crescimento para se tornar poderosa. Aqui, ao enfrentar dois Inquisidores, caçadores de Jedi, vemos o quão eficiente ela se tornou em batalha.
"O Coração das Trevas" (Temporada 2, Episódio 18)
Junto com Kanan e Ezra, Ahsoka vai para um Templo Jedi em busca de respostas. Entre os vários desenvolvimentos do capítulo, está a luta de Ahsoka com a culpa que sente por não ter feito mais pelos Jedi durante a Ordem 66, e com a descoberta de que Vader é Anakin.
"A Queda do Aprendiz" (Temporada 2, Episódios 21 e 22)
Ahsoka vs. Darth Vader.
"O Mundo Entre Mundos" (Temporada 4, Episódio 13)
Após a luta contra Vader, e sua aparente derrota nas mãos do antigo mestre, Ahsoka passa toda a terceira temporada de Rebels ausente. Ela retorna em "O Mundo Entre Mundos," um capítulo essencial não só na história de Rebels, mas no desenvolvimento de toda a mitologia Star Wars.
"Reunião e Despedida de Família" (Temporada 4, Episódio 15)
Este é o fechamento de Rebels, focando na grande luta entre os membros da célula Specter e o Grande Almirante Thrawn, que retornará em Ahsoka. Se você viu apenas os episódios de Ahsoka que listamos, vai se sentir um pouco perdido. Este capítulo, porém, planta as sementes para o que veremos no live-action, especialmente em relação a Sabine e Ezra.
O que assistir para conhecer Ahsoka: The Mandalorian e além
Ahsoka saiu das animações e entrou no mundo live-action. Antes de sua própria série, ela teve algumas participações em outros seriados. Veja abaixo.
"A Jedi" (The Mandalorian, Temporada 2, Episódio 4)
A estreia live-action de Ahsoka veio na segunda temporada de The Mandalorian, quando Din Djarin e Grogu cruzaram seu caminho. Aqui, vemos a heroína em combate novamente, e ela tem um importante papel no relacionamento do Mandaloriano e Baby Yoda. Além disso, entendemos qual deve ser o futuro de Ahsoka no universo Star Wars.
O Livro de Boba Fett, Capítulo 5
A participação de Ahsoka neste episódio de O Livro de Boba Fett é mínima, mas descobrimos uma grande notícia. Ahsoka e Luke Skywalker se conhecem. Para quem investiu anos no relacionamento de Ahsoka com o famoso pai de Luke, este momento é um conforto. Quem sabe Luke contou para ela sobre a redenção final de Anakin.
O que assistir para conhecer Ahsoka: Histórias dos Jedi
A animação Histórias dos Jedi, composta por dois arcos animados de curta-metragem, tem capítulos focados em Ahsoka. Nada muito importante acontece, mas se quiser mais dela, assista aos episódios 1, 5 e 6.