
A Vida de Jesus: Trecho do filme de Martin Scorsese é divulgado e revela ambientação na Nova York atual
Trecho do filme é revelado em livro de padre que aconselhou o cineasta

Notícias
Meses depois da estreia de Assassinos da Lua das Flores, o lendário diretor Martin Scorsese segue preparando sua adaptação "A Vide de Jesus", livro do aclamado escritor Shūsaku Endō. Novos detalhes do filme, incluindo um trecho do filme foram divulgados por um padre que aconselhou o cineasta no projeto.
O livro foi escrito pelo padre Antonio Spadaro, que juntou uma série de conversas com Scorsese para a obra, que se chama "Dialoghui sulla fede" ou "Diálogos sobre Fé", que acabou de sair na Itália. O capítulo final do livro traz até um trecho do longa-metragem, que supostamente terá 80 minutos. A Variety divulgou o trecho, que revela a narração do próprio Scorsese. Confira abaixo:
Vamos começar imersos no escuro.
Uma imagem pintada do rosto de Jesus subitamente ilumina a tela... então, com a mesma velocidade, ela desaparece na escuridão de novo.
CORTA para uma série de imagens: uma simples cruz de madeira pendurada acima de uma cama arrumada no apartamento de um cortiço populoso... janelas de uma igreja com cenas da vida de Jesus... uma escultura de mármore de Maria segurando o corpo de Jesus em seus braços... uma pequena cruz de ouro ao lado da popular imagem de Jesus orando aos céus... uma criança numa mesa olhando para a cruz alta ao lado de desenhos complexos para um filme fictício chamado "A Cidade Eterna"
Mais imagens de Jesus: outros retratos de família produzidos em massa, imagens em rápida sucessão de "Intolerância," [filme de D.W. Griffith], a versão muda de "O Rei dos Reis" [de Cecil B. DeMille], "O Manto Sagrado" [de Henry Koster] e a versão com som de "Rei dos Reis."
VOZ: Como milhões de crianças ao redor do mundo, eu cresci cercado de imagens de Jesus, todas baseadas numa ideia comum de sua aparência e comportamento: belo, com um cabelo longo maravilhoso e de barba, ascético, piedoso...
Uma cena de "O Evangelho Segundo São Mateus" de Pasolini, o sermão do monte.
VOZ: Quando a ideia de fazer cinema começou a ficar concreta, eu tinha em mente um filme sobre Cristo no mundo moderno. Em roupas modernas, filmado em 16mm e em preto e branco nas ruas de Nova York, com os apóstolos de terno e gravata em corredores antigos e descascados, com a crucificação nos piers do West Side e policiais ao invés de centuriões... meu mundo. Mas então eu vi o Cristo de Pasolini. A ambientação não era moderna, mas o sentimento comunicado era. Havia o imediatismo de Cristo. Pasolini mostrou um Jesus que era também esquentado e raivoso. Que lutava... seu filme fez o que eu tinha em mente ficar bem supérfluo, mas me inspirou a continuar."
"A Vida de Jesus" conta a história da vida de Jesus Cristo, assim como seus ensinos, a partir da perspectiva de um escritor japonês, um claro paralelo para o próprio Endō, também autor de Silêncio, que Scorsese adaptou em 2016. No passado, Scorsese disse que ele mesmo seria um personagem no filme, então talvez o cineasta se coloque na posição do romancista.
O projeto foi escrito por Scorsese e pelo crítico e cineasta Kent Jones, e se passará em tempos atuais. Scorsese, porém, não quer fixar a narrativa num período específico, para que o longa seja atemporal. Seu propósito é explorar os princípios de Jesus sem parecer uma "pregação."
Scorsese foi à Itália para participar de uma conferência chamado A Estética Global da Imaginação Católica, onde teve um encontro com o Papa Francisco, que por sua vez havia feito um pedido para que artistas deixassem os fiéis ver a Jesus em suas obras. A julgar pela sua resposta, Scorsese planeja colocar isso em prática em breve.
Sempre vocal sobre sua fé e jornada pessoal com Jesus, Scorsese já abordou fé e religião em alguns de seus filmes. Os principais foram Kundun, Silêncio e A Última Tentação de Cristo, onde ele dramatizou a vida de Jesus com Willem Dafoe no papel principal. Ele também já mencionou ter uma ideia de filme no qual a vida de Jesus acontecia na Nova York moderna.
Scorsese, porém, tem vários "próximos projetos" na gaveta. Nos últimos anos, o diretor já foi atrelado a uma cinebiografia da banda Grateful Dead e uma adaptação de The Wager, livro de David Grann (também autor de Assassinos da Lua das Flores), com Leonardo DiCaprio e uma adaptação do livro Home, de Marilynne Robinson, que ele teria escrito junto com Todd Field..
Pelo visto, porém, A Vide de Jesus vem primeiro.
martin-scorsese
a-vida-de-jesus
a-life-of-jesus
Você pode gostar
O Demônio na Cidade Branca | 20th Century
Filme produzido por Scorsese e DiCaprio dá sinal de vida

The Saints: Série produzida e narrada por Martin Scorsese ganha teaser; assista
Produção vai contar quatro histórias de fé e propósito

The Saints: Série produzida e narrada por Martin Scorsese ganha teaser; assista
Produção vai contar quatro histórias de fé e propósito

Martin Scorsese diz que não vai se aposentar e ainda planeja filmes de Jesus e Sinatra
Produções foram adiadas nas últimas semanas
