O Exorcista: O Devoto esquece o clássico em favor de virar uma franquia sem coração

O Exorcista: O Devoto esquece o clássico em favor de virar uma franquia sem coração

Novo filme de David Gordon Green é uma sequência direta do original, mas não se parece em nada com ele

Thiago Romariz
6 de outubro de 2023 - 4 min leitura
Crítica

Prestes a iniciar o clímax, O Exorcista: O Devoto, novo filme da franquia clássica de terror, coloca dois personagens para recitar todos os significados do roteiro e preparar o público para o exorcismo que vai acontecer. Não fosse o bastante, na última cena, o procedimento é repetido com outro personagem, que agora explica o que é o mal, o que é fé e, no fim, o que o filme quis dizer.

Independente se é um filme com a maior marca de terror da história do cinema, tais feitos já seriam questionáveis, mas a partir do momento que ele carrega esse nome tudo se torna pior.

Dirigido por David Gordon Green, autor dos últimos três Halloween, O Devoto é uma sequência direta do longa original de William Friedkin produzida pela Blumhouse. O legado, porém, está só no nome e na participação especial de Ellen Burstyn como Chris MacNeil, a mãe da menina Regan.

A história, que mostra duas crianças possuídas e suas famílias em uma batalha de crença e princípios, espalha questões tradicionais do gênero como fé, inocência e culpa, mas tenta abordar também noções de comunidade e pluralidade de religiões — e enquanto as apresenta bem, não desenvolve nenhuma delas de forma eficiente.

Nota da Crítica
EstrelasEstrelasEstrelasEstrelasEstrelas
Thiago Romariz
ONDE ASSISTIR

O Exorcista: O Devoto

Terror
Suspense
0h 0min | 2023
o-exorcistao-exorcista-o-devotoellen-burstynleslie-odom-jrchippu-originalsthiago-romarizdavid-godon-green

Você pode gostar

titleCríticas

O Brutalista: Épico de Brady Corbet flutua entre majestoso e frustrante

Leia nossa crítica do longa de Brady Corbet com Adrien Brody

Guilherme Jacobs
28 de outubro de 2024 - 10 min leitura
titlePrime Video

Irmãos é comédia sem inspiração e um desperdício do talento de Josh Brolin e Peter Dinklage

Max Barbakow passa longe do sucesso de Palm Springs

Alexandre Almeida
18 de outubro de 2024 - 5 min leitura
titleFilmes e Cinema

Canina é o bom filme que Amy Adams buscava há anos, mas derrapa nas mil e uma explicações

Comédia dramática utiliza imagem da atriz sem medo do ridículo

Alexandre Almeida
11 de outubro de 2024 - 5 min leitura
titleCríticas

Infestação: Terror de aranhas diverte e agoniza, mas não escapa da própria teia - Crítica

Leia nossa crítica do filme francês de Sébastien Vaniček

Guilherme Jacobs
10 de outubro de 2024 - 6 min leitura